A importância da Política de Privacidade no E-commerce (Comércio Eletrônico)

Tempo de leitura: 3 minutos

Caro Leitor,

Os empreendimentos digitais são ainda muito novos e possuem muitas questões que precisam ser estudadas e melhoradas. O índice de demandas judiciais oriundas dessa atividade pode colocar em risco a sustentabilidade do negócio, mas é um número que pode ser diminuído.

O empreendedor pode utilizar de ferramentas próprias para definir e explanar as regras da relação de consumo.

E como seria a estratégia correta de prevenção de conflitos e de uma interação transparente com o usuário/consumidor?

Para sites e aplicativos, é imprescindível que haja um documento (que funciona como um contrato) chamado de Termos de Uso e Política de Privacidade.

Muito embora seja comum que os usuários ignorem a leitura do mesmo, ainda que afirmem que o fizeram, sua importância não pode ser diminuída ou negligenciada.

Se você quer saber um pouco mais sobre a política de privacidade, continue a leitura deste artigo.

O que é a política de privacidade?

A política de privacidade costuma vir junto com os termos de uso. Ambos são documentos que regem a relação que a partir dali vai começar, seja de compra e venda ou prestação de serviços.

Eles costumam aparecer juntos porque funcionam de maneira complementar; é interessante que um venha acompanhado do outro. Muitos afirmam que a política de privacidade é um termo acessório e que não se sustenta na ausência dos termos de uso.

É comumente visto em sites que oferecem algum tipo de serviço, como por exemplo as redes sociais. Algo em que é preciso fornecer informações pessoais e particulares e garantir a este usuário que seus dados não serão utilizados para outras finalidades.

Seu principal objetivo é resguardar a utilização dessas informações e tranquilizar que todos os dados ali compartilhados não serão divulgados ou transmitidas de alguma forma.

Isso inclui e-mail utilizado para o cadastramento, mensagens trocadas dentro da plataforma, conteúdo compartilhado, etc.

Qual sua importância?

A prevenção é de suma necessidade e nenhum empreendimento deveria de forma alguma negligenciar um documento feito especificamente para a segurança jurídica do negócio.

Para aqueles que funcionam virtualmente, o recurso utilizado para se resguardar é a política de privacidade, juntamente com os termos de uso.

Além de deixar o mais claro possível qual o papel de ambas as partes envolvidas na relação, você estará transmitindo para o usuário profissionalismo, credibilidade e, consequentemente, confiança.

Por isso, trate com prioridade os assuntos que envolvem estratégias de prevenção de conflitos para o seu negócio, como é o caso da política de privacidade.

Não pense que qualquer profissional está apto para a elaboração deste documento. Somente um conhecer da área poderá desenvolver os termos de uso e a política de privacidade do seu site ou aplicativo da maneira correta. Ou seja, amparando o todo do seu negócio e não permitindo interpretações que podem vir a ser prejudiciais.

Você também pode contar com meu auxílio, basta enviar um e-mail para contato@rafaelbastos.com.br, será um prazer te responder!

Eu fico por aqui e lhe desejo um bom trabalho e mãos à obra. Sucesso! #viverdeecommerce

Por Rafael Bastos

contato: contato@rafaelbastos.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *