A importância do registro da marca para combater a pirataria e a falsificação

Tempo de leitura: 3 minutos

Caro Leitor,

Diversos são os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de um negócio. Podemos começar a falar da qualidade do produto ou serviço oferecido, que é o primeiro ponto observado e comentado pelos que consomem.

Além disso, temos o atendimento prestado, os preços ofertados, a política de resolução de conflitos, o relacionamento pós-venda, etc.

E um dos grandes ativos do seu negócio, sem sombra de dúvidas e talvez um dos mais importantes, é a marca.

Certamente é preciso dispor de uma parte do que se tem em caixa para fazer tal registro. Mas a prática deve ser vista como um bom investimento e jamais negligenciada, mesmo porque as vantagens são facilmente percebidas em várias esferas.

Deseja saber um pouco mais sobre a importância do registro da marca? Continue a leitura deste artigo.

Qual a grande importância do registro da marca?

A sustentabilidade da sua empresa depende principalmente de pessoas para consumir o que você oferece. E como é possível alcançar essas pessoas e em grande quantidade?

A importância do registro da marca está diretamente relacionada à visibilidade que o empreendedor deseja para o seu negócio.

Obviamente o intuito é que o produto ou o serviço seja conhecido e lembrado pelo maior número possível de pessoas. E isso só pode ser proporcionado por uma marca devidamente registrada (e muito bem divulgada).

Além disso, sempre que alguém for utilizar algo relacionado à sua marca, seja o nome ou o logotipo, os créditos chegarão diretamente até você.

E isso jamais seria possível sem o devido registro. Toda a concorrência utilizaria livremente qualquer elemento relacionado à sua marca sem nenhum tipo de restrição ou penalidade.

Como é possível combater a pirataria e a falsificação?

Combater a pirataria e a falsificação é um dos motivos pelo qual é relevante a importância do registro da marca. Ou seja, deve ser um dos primeiros investimentos a ser considerado quando da abertura da empresa.

Com a regulamentação, seu negócio fica juridicamente protegido, ao passo que se adequa a todos os requisitos exigidos por lei para o correto funcionamento.

Além de se resguardar de concorrentes mal intencionados, estará amparando sua empresa de incorrer em algum erro. Como por exemplo, utilizar um nome que já existe.

Essa não é uma prática tão comum quanto se imagina. A empresa pode adotar, até mesmo sem saber, uma nomenclatura já existente. Mas as penalidades são para todos, mesmo para os que não tem a intenção. E futuramente, o negócio pode vir a sofrer com o peso da denúncia ou da fiscalização.

Portanto, reconheça a importância do registro da marca.

Saiba que pouco tempo e pouco dinheiro será destinado a isto, tendo em vista a proteção e as inúmeras outras vantagens que a regulamentação vai proporcionar.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Tire todas as suas dúvidas sobre a importância do registro da marca.

Mantenha-se sempre bem informado assinando gratuitamente nossa newsletter para receber a atualização de conteúdo.

Você também pode contar com meu auxílio, basta enviar um e-mail para contato@rafaelbastos.com.br, será um prazer te responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *